8 de jul. de 2011

Peróxido de Hidrogênio Encontrado no Espaço

eso1123pt-br — Nota de Imprensa Científica
6 de Julho de 2011


Você sabia que tudo na Terra é feito de material de estrelas? Se você pudesse olhar o mundo à sua volta, com um microscópio super poderoso, veria que tudo é feito de coisas minúsculas chamadas átomos. Hoje nós sabemos sobre mais de 110 diferentes tipos de átomos, como o hidrogênio que é o átomo mais comum no Universo.


Alguns átomos, como o carbono, são feitos dentro das estrelas. Mas outros átomos, como o ouro, precisam de temperaturas ainda mais elevadas para formar e são feitos quando estrelas moribundas explodem o que é chamado de supernova. Quando os átomos se unem, o grupo de átomos é chamado de molécula. Você já sabe os nomes de algumas moléculas, como a água.

Agora, usando um telescópio chamado APEX, os astrônomos descobriram pela primeira vez uma molécula no espaço chamado de "água oxigenada". Esta molécula foi encontrada dentro de uma nuvem de gás e poeira em nossa galáxia (na área, marcado por um círculo vermelho, na imagem acima). Os médicos usam água oxigenada para limpar feridas, mas esta molécula também pode nos ajudar de outras maneiras.

Astrônomos acham que a maioria das moléculas de água na Terra é formada no espaço, mas ainda não entendem completamente como. Mas o peróxido de hidrogênio é feito dos mesmos tipos de átomos como os de água (oxigênio e átomos de hidrogênio), assim que a descoberta dessa molécula pode ser a chave para desvendar o mistério da água no espaço!


Fato legal

A temperatura no Polo Sul da Terra pode cair tão baixo quanto -60 ° C. Mas a nuvem de poeira e gás em que o peróxido de hidrogênio foi encontrado é insanamente frio: -250 ° C!








Nenhum comentário:

Postar um comentário