4 de mai. de 2012

“Programa ON Imagens e Palavras” alcança 40 participações


Observatório Nacional 
03/05/2012


As inscrições terminaram no dia 30 de abril. A atividade é parte das comemorações do aniversário de 185 anos da instituição.

O “Programa ON Imagens e Palavras”, lançado pelo Observatório Nacional como parte das atividades alusivas ao aniversário da instituição, recebeu um total de 40 trabalhos. O programa foi dividido em duas categorias, subdivididas por faixa etária, e teve o objetivo de estimular o interesse pela história do Observatório Nacional, que completa 185 anos no dia 15 de outubro de 2012.

Na categoria “Imagem”, cujos trabalhos utilizam recursos visuais como fotos, desenhos, montagens, recortes e outros elementos, houve sete inscrições. Já a categoria “Palavras”, na qual os participantes desenvolveram um texto sobre o tema do programa, recebeu 33 participações. Todos os trabalhos apresentados em conformidade com o regulamento foram premiados com kits de produtos do ON.

Teve destaque no Programa a participação dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Menezes Cristino, localizada no distrito de Araquém, zona rural de Coreaú, no Ceará, município com pouco mais de 20 mil habitantes. A escola foi inaugurada este ano e tem oito salas de aula. Incentivados pelo professor de Física Paulo Souza da Costa, 25 alunos do ensino médio enviaram trabalhos para o ON.

O professor conta que soube da atividade porque sempre visita o site do Observatório Nacional para utilizar o material educacional em suas aulas. “A iniciativa do ON é muito proveitosa, especialmente para os alunos que gostam da área de Astronomia”.

Paulo Souza destaca ainda que nem sempre encontra material didático adequado para incentivar os alunos a estudar determinadas áreas da Física. “Eu e os alunos gostamos muito do kit que recebemos como prêmio pela participação no programa. Vai ser muito útil para as aulas.”

O material chegou em bom momento, afirma Paulo Souza, já que alguns estudantes estão se preparando para participar da edição 2012 da Olimpíada Brasileira de Astronomia, que acontece no próximo dia 11 de maio.






15 comentários:

  1. kkkkkkkkkk,o professor
    Paulo Souza está se achando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja porque tenho ótimos alunos, como você.

      Excluir
  2. Eita Paulão e galera boa de Araquém! Continuem persistindo que muita coisa ainda há pela frente, e muitas conquistas lhes aguardam!

    ResponderExcluir
  3. Na terceira foto(da esquerda pra direita):Elmano(1ºAno),Prof.Paulo Souza e Marcéla(2ºAno).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na terceira foto (esquerda para direita): Elmano (1º Ano), Prof. Paulo Souza e Marcélia (2º Ano).

      Excluir
  4. Na quarta foto (esquerda para direita): Gabriela Portela (2º Ano), Prof. Paulo Souza, Gabriela Lima (2º Ano) e Diretor Pedro Policarpo.

    ResponderExcluir
  5. Na quinta foto (esquerda para direita): Júnior (3º Ano), Erick (3º Ano), Diretor Pedro Policarpo e Gabriela Carneiro (3º Ano).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aluno Erick está participando do processo de seleção da equipe que representará o Brasil nas olimpíadas internacionais de Astronomia em 2012. Desejamos a ele boa sorte e agradecemos ao Prof. Romildo e à escola Flora Teles pelo apoio inicial; à escola Maria Menezes Cristino, ao diretor Pedro Policarpo, ao coordenador José Maria e à 6ª CREDE pela ajuda que dispensaram.

      Excluir
  6. Lamento a não tão boa participação da EEM Maria Menezes Cristino na OBA 2012. E parabenizo ao professor Romildo e seus alunos pela excelente participação.

    ResponderExcluir
  7. Parabenizo os alunos pela conquista, continuem sempre assim; parabenizo o prof. Paulo e Diretor Pedro pelo incentivo.
    Detalhes: gostei da frase de Albert Einsten, que está na parede do Observatório (foto1); e, que o prof. Paulo parece um aluno, pois assim o confundí.
    Um forte abraço desta amante por este assunto.
    Raquel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, cara Raquel. Trabalhamos para que nossos alunos conheçam a ciência, principalmente a Astronomia.
      Detalhes: foto 1 (laboratório de Física); pareço um aluno porque cresci na idade mas não no tamanho.
      Até uma próxima.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Grande é a sua modéstia, Alex Farias.

      Excluir
  9. Parabéns para o ON, que tem realmente um ótimo material educativo. Parabéns para o professor, que é atento e soube explorar o material e a oportunidade. Parabéns para os alunos que "ousaram" participar, que só tem a ampliar seu conhecimento e experiência! É o cumprimento do papel social das instituições de Ciência e Tecnologia. Muito bom!

    ResponderExcluir