13 de set de 2011

Concurso premia fotos que capturam beleza do universo

BBC - Brasil

O Observatório Real britânico, em Greenwich, abriu uma exposição com as imagens premiadas em seu concurso Fotógrafo de Astronomia de 2011.


O concurso tem quatro categorias principais – Terra e Espaço, Nosso Sistema Solar, Espaço Profundo e Jovem Fotógrafo de Astronomia –, além de prêmios especiais.

Neste ano, o astrônomo amador Damian Peach se tornou o primeiro britânico a vencer o concurso geral, com uma foto que mostra com detalhes o planeta Júpiter circundado por duas de suas 64 luas conhecidas, Io e Ganímedes.


"Havia tantas imagens lindas este ano, mas para mim esta realmente se destaca. Parece uma foto do telescópio Hubble", disse o astrônomo do Observatório Real, Marek Kukula, um dos juízes do concurso.

"O detalhe nas nuvens e tempestades de Júpiter é incrível, e o fotógrafo também conseguiu capturar detalhes em duas das luas planetárias de Júpiter, o que é extraordinário para uma imagem feita a partir do chão. Uma foto incrível."

Mais de 700 trabalhos foram inscritos para a terceira edição do concurso. Os premiados nas categorias são da Turquia, Itália, Índia, Austrália e Estados Unidos.

"O nível da competição neste ano foi de primeira classe, como sempre", disse Patrick Moore, editor da revista The Sky at Night, que co-organiza o concurso.

A exposição no Observatório Real, em Greenwich, Londres, fica em cartaz até o dia 5 de fevereiro de 2012.


Esta foto do turco Tunç Tezel venceu a categoria Terra e Espaço. Tirada no vilarejo de Oneroa, nas ilhas Cook, a foto mostra a via-láctea com suas centenas de bilhões de estrelas, dentro da qual brilha o sol iluminando a estrutura durante um eclipse total.


As fotos também podem ser vistas através da internet no site www.nmm.ac.uk/astrophoto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário