23 de set. de 2011

Queda de satélite vai poder ser vista no céu do Ceará, segundo instituto

André Teixeira
Do G1 CE

Satélite deve cair entre esta sexta-feira (23) e sábado.
Queda poderá ser vista em Fortaleza e no Sul do Ceará, segundo IFCE-CE.

O Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) da cidade de Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, fará observação da queda do satélite americano UARS, que deve entrar na atmosfera terrestre entre esta sexta-feira (23) e sábado (24), de acordo com a Agência Espacial Norte Americana (Nasa).

De acordo com o membro do Núcleo de Astronomia do IFCE, Valmir Morais, a queda poderá ser vista no céu de Fortaleza e de Juazeiro do Norte por volta de 16h15. A previsão de Morais é feita com base em cálculo de programas de computadores, dados da Nasa e do Centro de Estudo de Detritos Orbitais, nos Estados Unidos.

Ainda de acordo com Morais, a passagem do satélite em queda deve se parecer com uma pequena bola de fogo, e poderá ser vista mesmo de dia a olho nu. O Núcleo de Astronomia promove a observação do evento no campus do IFCE da cidade.

O satélite Uars foi levado à órbita da Terra em 1991 e desativado em 2005. O equipamento pesa 5.675 quilos e tem o tamanho aproximado de um ônibus. Cientistas da Nasa calculam que o satélite vai se despedaçar e algumas peças chegaram ao solo. Ainda segundo a Nasa, a probabilidade de uma parte do satélite atingir uma pessoa é de uma em 3.200.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário