27 de out de 2011

Confirmado o tema central da 64ª Reunião Anual da SBPC

Jornal da Ciência
de 26 de Outubro de 2011.

"Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza" será o tema da reunião de 2012 que acontece em São Luís (MA).

A diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) confirmou o tema central "Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza", sugerido pela secretaria maranhense, para a 64ª Reunião Anual, que ocorre de 23 a 27 de julho de 2012, nas dependências do Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mais de 20 mil pessoas são esperadas para o maior evento científico da América Latina que, desde 1948, ocorre a cada ano em estados e universidades diferentes. A última reunião anual em São Luís aconteceu em julho de 1995, com o tema "Ciência e Desenvolvimento Autossustentável".

Na última semana, durante a reunião de instalação da Comissão Executiva local da SBPC, o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado, relatou as providências que estão sendo tomadas para assegurar à comunidade acadêmica e à sociedade maranhense condições adequadas de acessibilidade, conforto e segurança. A 64ª Reunião da SBPC será realizada no mesmo ano em que se comemora o quarto centenário de fundação da Cidade de São Luís.

Tema, marca e comissões - O tema "Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza" é fruto de opinião colhida de internautas em consulta realizada pela UFMA, por intermédio do seu site. No grupo de opções ao internauta, além de energia, cultura e pobreza, constavam ainda sustentabilidade e bioma.

Mediante portaria assinada pelo reitor Natalino Salgado, foi constituída a Comissão Executiva local responsável pelas atividades que integrarão a 64ª Reunião Anual da SBPC. É presidida pelo próprio reitor e tem como vice-presidente o vice-reitor Antonio José Oliveira. A Comissão é secretariada pela assistente social Margarete Cutrim.

A coordenação de identidade visual, composta pelo professor Carlos Delano e equipe de alunos do curso de Design já apresentou propostas de marca para a Reunião da SBPC de São Luís, que estão sendo apreciadas pela diretoria nacional da entidade. O motivo da marca é o couro de boi, expressão marcante do bumba meu boi.

A Secretaria Geral está ocupando uma sala no primeiro andar do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Campus da UFMA. A secretária Margarete Cutrim explica que a Comissão Executiva poderá ser ampliada à medida que surgirem pessoas interessadas ou a demanda exigir.

O ritmo de trabalho se desenvolve regularmente nas comissões setoriais que já formatam a programação em sintonia com a SBPC nacional. A exemplo das demais reuniões anuais, na 64ª SBPC ocorrerá a ExpoT&C que, historicamente, reúne universidades, institutos de pesquisas, entidades governamentais e outros expositores. Da mesma forma, será realizada a SBPC Jovem inteiramente destinada a estudantes do ensino fundamental, médio ou técnico. A SBPC Cultural está garantida na extensa e dinâmica programação, que está em fase de elaboração.

(Portal da UFMA)






Nenhum comentário:

Postar um comentário