24 de out. de 2011

Terremoto da Turquia foi sentido com força no Irã

DA EFE, EM TEERÃ
Folha.com

O terremoto de 7,2 graus Richter que sacudiu neste domingo a província de Van, no leste da Turquia, que teria causado entre 500 e mil mortos, foi sentido com força no noroeste do Irã, mas não causou vítimas nem danos consideráveis, informou a imprensa local.

O terremoto teve uma magnitude de 4,6 graus na escala Richter nas províncias iranianas do Azerbaijão Oriental e Ocidental, fronteiriças com a Turquia, com o epicentro situado a 75 quilômetros da divisa dos dois países.

A Cruz Vermelha do Irã e as autoridades da cidade fronteiriça de Joy, assim como de outras regiões próximas à Turquia, anunciaram que estão dispostas a enviar equipes de resgate e ajuda humanitária imediatamente à área do desastre.

Os terremotos são muito frequentes tanto na Turquia como no Irã, países situados em uma zona de grandes falhas geológicas.

O tremor mais trágico da história do Irã aconteceu em junho de 1999, com 7,7 graus, quando morreram 37 mil pessoas e 27 cidades ficaram destruídas.

Na Turquia, também em 1999, dois terremotos que superaram a magnitude 7 na escala Richter mataram quase 20 mil pessoas na região noroeste, a mais povoada do país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário