3 de out. de 2011

Destaque na Olimpíada Iberoamericana de Química

03/10/2011
Agência FAPESP

Estudantes brasileiros lideram o quadro de medalhas da competição, realizada no Piauí, e mantêm hegemonia sobre equipes de outros países das Américas

O estudante do ensino médio Raul Bruno Machado da Silva, do Colégio Farias Brito, no Ceará, conquistou o primeiro lugar geral e uma medalha de ouro na 16ª Olimpíada Iberoamericana de Química, que aconteceu de 16 a 24 de setembro de 2011, na Universidade Federal do Piauí, em Teresina.

Também foram laureados os outros três componentes da equipe: Davi Rodrigues Chaves, do Colégio Ari de Sá, em Fortaleza, com medalha de ouro; Tábata Cláudia Amaral de Pontes, do Colégio Etapa, em São Paulo, com medalha de ouro e Daniel Arjona de Andrade Lima, do Colégio Objetivo, em Granja Viana (SP), com medalha de prata.

Das seis medalhas de ouro em disputa, metade ficou com o Brasil. Dessa forma o país repetiu o mesmo desempenho que alcançou no ano anterior, no México, e manteve sua hegemonia sobre as equipes iberoamericanas de química.

Participaram da competição, além do Brasil, Portugal, Espanha e outros 13 países das Américas, com delegações de até quatro estudantes.

A equipe que representou o Brasil foi selecionada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química, da Associação Brasileira de Química-ABQ, e preparada por professores do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Programa Nacional Olimpíada de Química tem ações destinadas aos alunos do ensino médio e dos dois últimos anos do ensino fundamental com o objetivo de despertar e estimular o interesse pela ciência, melhorar o ensino de química e incentivar a escolha por carreiras científico-tecnológicas.

O projeto tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mais informações: http://www.ufpi.br/oiaq2011





Nenhum comentário:

Postar um comentário